Marco Aureliio Ornellas
Corpo e memória
MASSAGEM PROFUNDA – Manobras desfazem tensões, relaxam o corpo e liberam os sentimentos
Massagem corporal de manipulação profunda para fazer o indivíduo entrar em contato consigo mesmo. Assim é definida a massagem profunda com abordagem terapêutica, desenvolvida para funcionar como ferramenta complementar a processos de terapia ou simplesmente para promover o relaxamento do corpo. Sua função é, por meio do toque e a dissolução de tensões, facilitar a expressão de sentimentos e melhorar a condição física.
A técnica parte do princípio de que a condição física do homem é a expressão de sua condição emocional. “Se o físico está desorganizado é porque o emocional também está”, observa o psicólogo e terapeuta corporal Marco Aurélio Ornellas, responsável pela criação da massagem profunda, com base nos ensinamentos da Terapia de Biointegração desenvolvida, no Rio de Janeiro, pelo doutor em Psicofisiologia José Cláudio Belfort.
Segundo ele, pessoas que foram reprimidas na sua história de vida geralmente apresentam um corpo comprometido, sem mobilidade e têm dificuldade de exteriorizar o que sentem. A massagem age dissolvendo as couraças musculares, desbloqueando a energia e proporcionando a descarga de tensões. “Dessa forma, o corpo fica leve, capaz de permitir o livre fluir de qualquer sentimento”, observa.
A massagem é composta de manobras de pressão, feitas com as mãos, os dedos e, eventualmente, com cotovelo, pés e joelho. Sua atuação é, principalmente, em pontos de dor gerados por tensões, e essas tensões, explica o psicólogo, têm origem nas emoções negativas vividas e não liberadas. “Toda emoção negativa gera uma contração muscular como uma defesa natural do organismo”, realça ele, continuando: “Se essa emoção não é liberada, a tensão permanece no corpo por tempo indeterminado, prejudicando-o”.
Vem daí a constatação de que o corpo é pura memória. Ornellas conta que é comum o cliente vir a chorar durante uma sessão da massagem, ou perceber-se tomado por lembranças. Isso porque o toque profundo mexe com a história de cada um, faz aflorar emoções e promove o contato com seu interior. Por essa razão, salienta o profissional, a massagem profunda é indicada, sobretudo, como uma ferramenta para ajudar a deslanchar processos terapêuticos.
“Como psicólogo, utilizo a massagem como mais um instrumento para ajudar o indíviduo a falar de si e a exteriorizar suas emoções”, diz o profissional, enfocando também a eficiência da técnica em responder a queixas no campo físico. Ela reorganiza o sistema ósseo-muscular, acrescenta, solucionando disfunções causadas pelo estresse e possibilitando ao indivíduo movimentar-se melhor em relação à força da gravidade.
O realinhamento gravitacional, por sua vez, abre espaço para a livre função psiconeuro-muscular e para a reorganização do sistema esqueleto-muscular, por meio da manipulação profunda do tecido conjuntivo e fibroso. A sessão da massagem profunda dura uma hora.
O psicólogo e terapeuta Marco Aurélio Ornellas atende no Espaço Terapeutico Corpomente, onde também são oferecidos cursos sobre técnicas corporais e, todas as terças-com aberta ao público de meditação.
Tatiane Freitas – 08/11/2002 – Jornal A Tarde